quinta-feira, 30 de julho de 2009

Por políticas de educação inclusivas e não ao parternalismo


CEM das 300 crianças da Escola de Reabilitação Infantil da Malhangalene, na cidade de Maputo, receberam recentemente material didáctico composto por cadernos, lápis e de outra natureza em apoio ao prosseguimento dos seus estudos. O gesto é da Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que assinalou 45 anos de criação(clique no título).


É um gesto de louvar sim. Mas o problema é muito mais grave. Há muitas crianças em Moçambique nas mesmas condições, sem um amparo legal. Essas crianças não podem viver de "boa-vontade", há toda uma necessidade de se elaborarem políticas de educação inclusivas, de modo a garantir a realização do seu direito humano à educação.

Um comentário:

Nelson disse...

Muitas vezes nos deixamos levar por esses “gestos esporádicos”, que diga-se de passagem, são de louvar, e não vamos nunca à raiz do problema de modo a cortar o mal pela raiz.