segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Os melhores da UEM e as bolsas da HCB

HCB oferece 20 bolsas aos melhores da UEM

VINTE estudantes do terceiro e quarto anos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Eléctrica, Engenharia Electrónica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Biologia e Geologia, da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) vão beneficiar de bolsas de estudo oferecidas pela Hidroeléctrica de Cahora Bassa, no âmbito da implementação de um acordo de cooperação que liga as duas instituições.
Maputo, Segunda-Feira, 10 de Agosto de 2009:: Notícias

A entrega destas bolsas terá lugar esta manhã na sala dos Grandes Actos da UEM, segundo indica um comunicado sobre a matéria enviado à nossa redacção.

Cá comigo:

Não restam dúvidas que o apoio, sob forma de bolsa de estudos, às Instituições de Ensino Superior, sobretudo as públicas, contribui para o desenvolvimento de pesquisa e para a formação dos alunos. Porém, o que eu questiono é o critério de meritocracia escolhido (os melhores). Não estou contra os melhores alunos, mas a favor dos necessitados (não os coitadinhos). Caso os necessitados sejam os melhores, melhor ainda. Agora, eleger apenas os melhores como beneficitários de bolsas de estudo, no mar de tantos necessitados que precisam de apoio para também serem melhores, é questionável. O gesto não ajuda a promover o direito à educação superior pública. Pode ser que a HCB mais esteja interessada no futuro trabalhador para si do que, de fato, na promoção do referido direito. Sendo assim, o que está em causa é o agir estratégico e não o comunicativo.



2 comentários:

Reflectindo disse...

Publicitei o Jornadas Educacionais no meu blog.

Um abraco

Jornadas Educacionais disse...

Caríssimo
Agradeço o gesto
Abraços